.
.

MELHORES FILMES: 2005

Nove anos depois daquela noite em Viena, Celine e Jesse se reencontram. Em Paris. Difícil descrever ou exprimir o que eu sinto toda vez que vejo esse filme (parei de contar na quinta vez). Nem tanto por ter um cenário maravilhoso como pano de fundo, ou uma história atemporal que toca quem se dispõe a se deixar tocar, mas porque você não sente o tempo passar. Quando você se dá conta, ela já está dançando Nina Simone e você tem certeza que ele vai perder aquele vôo. (E quem não perderia?) A cena inesquecível fica por conta do passeio no Bâteau Mouche, que eu fiz tempos depois muito bem acompanhado, obrigado.

2. Finding Neverland
O processo de criação da peça de teatro "Peter Pan". Um daqueles filmes que trazem a criança dentro de você para fora. Eu sei que é meio "chover no molhado", mas eu não apenas chorei na maior parte do filme como tive que me controlar para não começar a soluçar e dar um vexame ainda maior. Perdeu o primeiro lugar como melhor do ano por um mísero "detalhe", difícil de explicar qual, apesar de ter Kate Winslet no elenco. O ponto alto: quando eles finalmente encontram a Terra do Nunca. Mágico.

3. Guerra dos Mundos
Não são os terroristas, são E.T.s que vieram à Terra para aniquilar toda a população. Um filme que te deixa preso do começo ao fim. Torcia o nariz pelo fato de ser Spilberg (é, tenho um pé atrás com ele), o diretor, e Tom Cruise, o protagonista. No fim, um filme muito bom que eu assisti em Roma, num dia em que estava fugindo do sol (chique, heim?) Momento de Tensão: no porão daquela casa, com os três tentando se esconder dos ETs.

4. O Clã das Adagas Voadoras
Na China antiga, dois soldados recebem a missão de capturar o líder do principal grupo rebelde... mas algo dará errado. Também, quando há paixão e ciúme envolvidos, sempre dá merda. Palavras-chave? Épico, história de amor, China dos mandarins, floresta de bambus, luta de espadas, coreografia. Resultado? Filme espetacular! Imagem: a floresta, durante o fim do outono/começo do inverno.

5. A Fantástica Fábrica de Chocolates
Cinco crianças ganham uma excursão à fábrica de chocolates de um excêntrico personagem. Willy Wonka, os Oompa-Loompas e chocolate para todos os gostos. Eu sou fã confesso dos filmes de Tim Burton e sou ainda mais fã do filme original de 1971 da Fábrica de Chocolates. Combinação mais do que perfeita. Cena selecionada: os oompa-loompas como Ester Williams e suas dançarinas na piscina de chocolate.

6. Sin City
Três histórias ambientadas em Sin City, a sedutora cidade do pecado. Precisei de uns 15 minutos para me acostumar com o estilo do filme. Quando isso aconteceu, foi adrenalina pura. Dito de outra forma, um filme que consegue fazer Mickey Rourke não parecer canastrão já é um bom feito. Infelizmente o mesmo raio não caiu duas vezes no mesmo lugar e Bruce Willis continua sendo Bruce Willis.

7. King Kong
Um gorila, uma atriz e uma história de amor diferente. Filme com altos e baixos, mas que conseguiu sua posição de destaque pela originalidade do casal protagonista. Cena memorável: a valsa pelo lago congelado do Central Park.

8.
Sideways
Um homem fascinado por vinhos dá de presente ao seu melhor amigo uma viagem pelas vinícolas da California. Há algo de "Confissões de Schmidt" nesse filme. Não por coincidência, já que ambos são do mesmo diretor. Mesmo assim, a história de pessoas que resolvem dar uma guinada em suas vidas por acharem que há algo errado sempre me cativarão.

9. Closer
Quatro pessoas, dois casais se cruzam entre si e nos faz discutir sobre relacionamentos.

10. Batman Begins
O Homem-Morcego está de volta à Gotham City. Está na lista dos Top 10 pelo valor sentimental, pois eu comecei minha coleção de gibis por causa dele. Apesar das boas cenas de ação, do clima gótico e da visível "inspiração" em Batman: Ano 1, é um filme lento que vai devagar quase parando até os 20 minutos finais, quando o diretor passa da primeira para a quinta marcha de uma só vez.


Menções honrosas
2046 - 9 Songs - Agnes e seus Irmãos - A Queda - Edukators - Les Poupées Russes - L'Esquive - Marcas da Violência - Reis e Rainha - Rock Horror Picture Show (visto pela primeira vez em widescreen e com direito a espetáculo de Drag Queen durante a sessão) - Star Wars: Episódio III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...