.
.

TETRO

Laços de Família



Com a desculpa de viajar para passar um período sabático longe da família para escrever, Angie, na verdade, foge da opressão de seu pai e se refugia em Buenos Aires. Adota um novo nome -- Tetro -- e corta laços com sua família. Nove anos depois, Bennie, seu irmão mais novo, é camareiro de um navio que teve que fazer uma parada forçada na capital portenha. Aproveitando a escala, resolve se encontrar com o irmão que ele tanto idolatra, mas só recebe desprezo em retribuição.

Bennie, é Angie em sua idade. Sonhador e ingênio, também foge da opressão paterna e busca, no mínimo, uma explicação para a fuga de seu ídolo. Traz consigo a carta que Angie lhe deixou, prometendo voltar para pegá-lo. Tetro, por sua vez, não quer contato com o irmão. Ele não quer contato algum com sua família e, principalmente, não quer que a rivalidade entre seu pai e seu tio seja reproduzida entre eles, mas tudo caminha para que esse desfecho seja inevitável, pois Bennie encontra a peça inacabada de Tetro e dá um final a ela.

Se isso realmente acontece, não serei eu que te contarei. Apenas direi que, até os letreiros finais, Tetro será obrigado a confessar a Bennie um grande segredo de família.

A fotografia em preto e branco é maravilhosa e promove ótimos contrastes entre luz e sombra. O início do filme é bem arrastado, porém, do meio para o fim, ele só cresce. No terço final, ele abraça sem piedade o melodrama barato (a verdade sobre a morte da mãe de Tetro, a verdade sobre a mãe de Bennie, o grande segredo da família guardado por tanto tempo). Pena que nesses momentos cruciais, quando se exige capacidade dramática a Alden Ehrenreich, ele refuga. Porém, nem tudo está perdido, pois a peça criada por Tetro é autobiográfica. Nos momentos-chave, enquanto os personagens narram os acontecimentos da vida, você vê a peça sendo encenada. Metalinguagem pura. E primorosa.

No final, "Você não pode olhar para a luz", diz Tetro a Bennie.


B+
Tetro (Francis Ford Coppola, EUA/ITA/ESP/ARG, 2009)
Quando: Fevereiro/11 (Cinema da Fundação)
Sítio Oficialtetrofilm.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...