Luzes, câmeras nervosas e ação, muita ação.

"Baseado em fatos reais" (um trem desgovernado que atravessou 4 estados nos EUA), Incontrolável narra a história de uma locomotiva sem maquinista que carrega uma carga altamente tóxica e ameaça despejá-la numa área altamente populosa. Entre a máquina e a tragédia há um maquinista veterano (e metódico), um novato em seu primeiro dia de trabalho e a controladora de tráfego que chega ao trabalho e encontra esse "pepino" em sua mesa.
Tony Scott faz o que mais gosta: câmera nervosa e edição picotada. A câmera nervosa chega a incomodar em alguns momentos com closes desnecessários, mas a edição merece aplausos. A história é mínima, o oposto da ação, exponeciada pelo picote.
Porém, a ação não é contínua. Há picos de adrenalina e picos de sonolência. Nesses momentos, somos obrigados a uma visão superficial dos dramas pessoais (e clichês) dos dois heróis que a circunstância criará. Frank, viúvo e com uma relação conturbada com as filhas, trabalha há 28 anos como maquinista e vê em Will a resposta da empresa a empregados veteranos como ele. Will, por sua vez, é um perdido que já teve diversos empregos e carrega uma ordem judicial que o impede de ver a esposa (que ele ainda ama) e o filho.
Agora é a hora de gritar Spoiler! e você decidir se quer continuar a ler ou não. Não direi nada demais, pois o final é previsível. É óbvio que o trem será parado e é óbvio que todos os envolvidos ganharão medalhas de honra ao mérito, assim como o executivo que impediu a ordem para o descarrilamento do trem será demitido e a controladora de tráfego que teve a atitude pró-ativa tomará o seu lugar. A esposa de Will verá que o seu marido é um herói e perdoará o momento de ciúme que a fez entrar na justiça para impedí-lo de chegar perto dela e do filho dos dois. As filhas de Frank verão que o pai ausente não é tão "mal" assim.
Colocando na balança os prós e os contras, Incontrolável é um filme correto, para ser visto sem grandes expectativas e que, certamente, não ficará muito tempo na sua memória.
B-
Unstoppable (Tony Scott, EUA, 2010)
Quando: Fevereiro/11 (Divx)
Sítio Oficial: incontrolavelfilme.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário