.
.

QUE FIZ EU PARA MERECER ISSO?

Tragédia Almodóvariana em gestação.


Glória é uma diarista que mora num apartamento minúsculo com o marido machista e bruto, a sogra doida que recolhe pedaços de paus nos parques e os dois filhos, sendo que um deles é traficante e outro vai morar com um dentista pedófilo com o consentimento da mãe. Como se não bastasse, há também um "famoso escritor" alcóolatra que nunca escreveu um livro, sua mulher, também alcóolatra, que bola um plano mirabolante para finalmente escrever um livro ao chantagear uma atriz no ocaso e deprimida, a vizinha prostituta especialista em sexo bizarro e o lagarto adotado pela sogra de Glória que se chama Dinheiro. 


Que Fiz Eu para Merecer Isto? é o quarto e, na minha opinião, o último filme da "primeira fase" de Almodóvar. Uma fase über-surrealista, com personagens para lá de pitorescos em relações para lá de surreais que formam um conjunto para lá de grotesco. O que o diferencia dos três primeiros é apenas um maior cuidado com a edição, o roteiro e a fotografia.

Do humor absurdo ao humor negro, Almodóvar faz uso do melodrama para mostrar a falência da ordem social da classe média baixa espanhola. Em crise no casamento, quase na miséria, Glória encontra alívio apenas nos remédios para dormir, os quais, de uma hora para outra, fica proibida de comprar. Para ter menos uma boca em casa para alimentar, aceita que o seu filho vá viver com um dentista pedófilo. Aceita uma graninha extra de um cliente de sua vizinha prostituta que deseja que alguém o veja transando.

B 
¿Qué Hecho yo para merecer esto?! (Pedro Almodóvar, ESP, 1984)
Quando: Setembro/2010 (DVD)
Sítio Oficial: ficha imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...