.
.

EXTERMÍNIO 2

A Inglaterra é infectada novamente.


Eu sempre torci o nariz para esse filme. Era preciso uma continuação do excelente Extermínio (03)? O que essa seqüência traria de novo?

A resposta é óbvia: nada. Os "infectados" estão lá, a tensão é boa, o aumento da trilha incidental no momento do ataque (um recurso que eu amei no primeiro) também marca presença, assim como as metáforas políticas. Londres vazia? Um "sobrevivente" matando um "infectado" ao furar-lhe os olhos com os dedos? A lista continua, mas paro para não ficar efadonho. Entretanto... e a motivação? Cadê os seres movidos a odio puro fazendo com que os sobreviventes voltassem aos tempos da caverna e aos seus instintos animais com o único propósito de sobreviver?

A primeira cena, que está descrita em tudo o que é lugar, é boa, mas repleta de clichês. A "carolice" do atirador, que desiste de suas ordens quando uma criança está na sua mira, idem. Militares estadunidenses mandando abrir fogo contra tudo o que se mexesse.... aonde será que eu vi isso? A cena no metrô é espetacular. Lá sim, em meio a ossos humanos na escadaria, temos o "espírito" do primeiro Extermínio, com a menina fazendo de tudo para proteger o irmão mais novo. Dizendo que fará de tudo para que eles não se separem.

A história? Bem... a primeira cena, num chalé isolado, se passa na mesma época dos "28 dias depois" da primeira infecção e para quem, como eu, chegar atrasado, vai duvidar que tenha entrado na sala certa. Há um único sobrevivente desse ataque e depois há um pequeno informativo para nos situarmos, iniciando a narração do que aconteceu "28 semanas depois". Um sobrevivente é encontrado, mas não é um sobrevivente qualquer. É um sobrevivente infectado, mas que tem uma imunidade natural e não desenvolveu os sintomas. Ele é imune, mas pode transmitir o vírus e é isso que acontece, pois o deixaram isolado numa sala sem nenhum tipo de proteção.

Uma última dica: esse filme é contra-indicado para aqueles que sofrem de labirintite. Há muitas cenas de "câmeras nervosas", nos "momentos de tensão". Entretanto, para os amantes do gore, esse filme é mais do que recomendado. Recomendo, particularmente, a cena do helicóptero no parque.


B
28 Weeks Later (Juan Carlos Fresnadillo, ING, 2007)
Quando: Julho/07 (Multiplex Campina Grande)
Site Oficial: exterminio2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...