.
.

NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO

Medo e obsessão.


Barbara tem medo. Uma solitária e rígida professora de história de uma escola pública inglesa tem medo de morrer sozinha. A chegada de uma nova professora de artes em sua escola, a carismática Sheba, rende um novo alvo para os comentários ácidos e azedos que Barbara faz em seu diário.

Entretanto, com o passar do tempo, Barbara se aproxima de Sheba e elas se tornam amigas. A partir daí, os comentários ácidos terminam e a inveja dá lugar a um outro sentimento, a obsessão. Barbara escolheu Sheba para ser aquela que a fará deixar de ser só. O seu "futuro perfeito" desmorona quando ela descobre que Sheba está tendo um caso com um de seus alunos, de 15 anos. Tomada pela ira, ela a encosta na parede até que Sheba confessa. Durante a inquisição, a ira de Barbara se esvai e ela se dá conta que essa era uma ótima oportunidade de lucrar no futuro. Um trunfo para ter Sheba em suas mãos.

Sheba promete terminar com o romance, mas não cumpre o prometido. Então, num momento "banal", onde o egoísmo de Barbara a faz exigir que Sheba a acompanhe ao veterinário para buscar seu gato que havia sido sacrificado. Sheba escolhe assistir à peça de seu filho.

Duplamente traída, Barbara insinua a um outro professor que Sheba gosta de pessoas mais novas... muito mais novas. Aí se dá o "escândalo" do título, com todos descobrindo do caso e com Sheba sendo condenada a 10 meses de prisão.

A trilha sonora de Philip Glass é um caso à parte e essencial ao "subir o tom" nos momentos de maior tensão, potencializando-os.


B+
Notes on a Scandal (Richard Eyre, ING, 2006)
Quando: junho/07 (DVD)
Site Oficial: foxsearchlight.com/noas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...