.
.

O QUE VOCÊ FARIA?

O que você faria?


Em primeiro lugar, eu mudaria a tradução do título, para algo mais fiel ao original, pois ele se trata do método de escolha do candidato mais preparado para o cargo de uma multinacional entre os 7 pretendentes.

Os cinco candidatos e as duas candidatas, através de um tal "Método Grönhom", precisam eliminar um concorrente por vez. De início, como em toda dinâmica de grupo, todo mundo é amigo de todo mundo, todos têm uma atitude pró-ativa a favor do grupo, mas sabemos que todos querem passar a rasteira nos outros na primeira oportunidade. E isso fatalmente ocorrerá no decorrer do filme.

Enquanto eles ficam nessa guerra não-declarada no ambiente asséptico da sala de reuniões, lá fora, Madrid se torna um cenário de guerra declarada por causa de um protesto contra a globalização e o FMI. O contraponto perfeito entre a "civilização" do mundo dos negócios e a "barbárie" lá fora.

O cenário é basicamente a sala de reuniões, a ante-sala aonde a oitava personagem do filme, a secretária tresloucada, trabalha e o banheiro, aonde algo "interessante" acontece.

A partir desse ponto, descreverei as provas, sem explicitar as consequências. Isso poderá ser considerado spoiler por alguns. Continue por sua conta e risco.

A primeira prova é a tentativa de descoberta do representante da empresa entre eles. A segunda, a escolha de um líder por unanimidade. A terceira, um voto de confiança no líder escolhido ou a sua eliminação. Na quarta, supõe-se que houve uma guerra nuclear e só há lugar para 5 no bunker, ou seja, um tem que ser eliminado. Uma das candidatas tenta comprar sua passagem dizendo que é boa cozinheira. A outra, diz vai ser a mãe da nova humanidade. A que se diz boa cozinheira também aceita ser mãe da nova humanidade, mas a crueldade começa agora: ela tem mais de 40, a probabilidade de sucesso nessa "empreitada" é incerta e ela é trucidada por aquele que sabe contar histórias. Ela é eliminada.

Na prova seguinte, uma disputa entre a Inglaterra, a França e a Espanha e a reafirmação do machismo corporativo (escancarado já na prova anterior). O "macho latino" é encurralado pela representate francesa. Antes de ser eliminado ele faz questão de jogar na cara dela a velha história de executivas de sucesso, mas infelizes por não terem filhos.

Na prova final, um concorrente deve usar de todos os artifícios possíveis para convencer o outro a desistir. Aí entra o título nacional. Você faria como o que ganhou a vaga ou como o que deixou o outro ganhar?

A cena final é o simbolismo mais que perfeito para o momento. Ao vencedor, as batatas, já ao perdedor... a terra devastada.


B
El Método (Marcelo Piñeyro, ARG/ESP/ITA, 2005)
Quando: outubro/06 (Cinema da Fundação)
Sítio Oficial: ficha imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...