.
.

CRONOS

Vampirismo latino


Em 1535, um alquimista à procura da vida eterna criou um dispositivo que acreditava ter esse poder. Ao morrer em um desabamento, tem sua macabra coleção de objetos leiloada. Porém, o dispositivo em forma de escaravelho permaneceu desaparecido por séculos até ser encontrado por Jesus Gris, um velho e pacato dono de um antiquário. Ao examiná-lo, várias pontas afiadas do objeto perfuram sua mão. Pronto, foi "picado" pela imortalidade. Seu preço: a busca incessante por sangue.

Em sua essência, Cronos é nada mais nada menos do que uma história sobre vampiros ambientada no México dos anos 1990. Porém, diferente de tantas outras que atualmente infestam o cinema, você mal nota. Para começo de conversa, não há CGI, apenas maquiagem. Não há nada de aversão ao sol, ou descanso em caixões. A imortalidade, ganha através da picada de um aparelho e não de uma mordida, deve ser mantida com sangue e só pode ser tirada se a pessoa tiver seu coração perfurado.

Contribui também o fato de que o protagonista não sabe o que está acontecendo com ele. Ele nem desconfia de onde vem seu desejo por sangue. Vê que está rejuvenescendo, mas não fica tecendo mil e uma teses a respeito. Sua única fonte de explicação é um velho e caquético milionário e seu sobrinho, que também estão à procura do escaravelho.

Para contrapor a parte "hard", há o "soft" da relação entre Jesus e sua neta Aurora, que não emite uma única palavra, mas que vê o rejuvenescimento e a decadência do avô sem questionamentos. Mesmo quando ele começa a adquirir uma aparência grotesca por não se alimentar, ela não sai do seu lado.

Primeiro longa-metragem de Guillermo Del Toro, vale como registro histórico de características que o seguirão em todos os seus trabalhos (inclusive a escalação de Ron Pearlman). Não há gore, apenas uma história digna do cinema fantástico que é contada como se conta uma história da "realidade real".


B
Cronos (Guillermo del Toro, MEX, 1993)
Quando: Abril/11 (Divx)
Sítio Oficial: ficha imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...