.
.

OBRIGADO POR FUMAR

A arte da retórica num filme politicamente incorreto.


Sou um ex-fumante e de tempos em tempos volto aos "antigos hábitos". A tentação a voltar a fumar é enorme e ver Noite de Estréia (77) há duas semanas não me ajudou em absolutamente nada [para quem não entendeu: antes do banimento do cigarro nos filmes nos anos 80s/90s, era difícil uma cena sem que um ou todos os atores não fumassem em cena]. Eu tenho plena consciência dos males do fumo no organismo, mas mesmo assim, ainda me sinto tentado a voltar ao meu companheiro que me trará câncer de pulmão (ou algo bem pior) caso voltemos a nos encontrar freqüentemente.

Se até mesmo fumantes (ou ex-fumantes, mas que ainda não estão totalmente livres desse vício) condemam o cigarro, como é que se pode conceber a idéia de que um filme cujo protagonista é o lobista das grandes corporações tabagistas dos EUA poderia se tornar economicamente viável? Resposta: fazer um filme cool que pose de espertinho. O lema preferido do salafrário-protagonista é: eu não quero saber se o cigarro faz mal ou não para a saúde, eu só quero que você tenha o direito de escolher se quer fumar ou não. Retórica pura. Ele não defende o cigarro. Ele defende o direito de cada um de, se quiser, poder escolher fumar ou não.

Inicialmente, achei um filme legal, merecedor de um B, mas olhando mais profundamente, ele não é tudo isso. É apenas um bom divertimento, algo acima da média de uma sessão da tarde, mas que no final tanto faz se você o assistiu ou não. Há cenas legais, como a do produtor que aceita vender cigarro no seu filme que se passa no espaço sideral por uma quantidade substancial de dinheiro. Há também o suborno ao Marlboro Man, que desenvolveu câncer e passou a criticar seus antigos empregadores, mas que se cala por uma boa quantidade de verdinhas. O dinheiro compra tudo? Pode ser. Mais um argumento contra o suposto "ineditismo" do filme.


C+
Thank You for Smoking (Jason Reitman, EUA, 2005)
Quando: Setembro/07 (DVD)
Site Oficial: foxsearchlight.com/thankyouforsmoking

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...