.
.

OS 12 TRABALHOS

A vontade de mudar de vida, de recomeçar, na megalópole esmagadora e insensível.


Heracles vive na periferia de São Paulo e, depois de se misturar com as más companhias de sua comunidade, acaba na Febem. Após sair da instituição, consegue uma ocupação como motoboy na firma em que seu primo trabalha, mas para conseguir o emprego, precisará realizar 12 tarefas ao longo do dia.

Apesar de contar com a simpatia de alguns, Heracles precisará lutar contra a desconfiança, o preconceito e a falta de manejo em sua nova profissão. A seu favor, ele sempre arranjará um jeito de se virar e fazer as suas entregas. Ele encontra tempo para fazer uma entrega não prevista de um gato e um serviço de "mototaxi" ao levar uma moça ao aeroporto para que ela consiga se despedir do namorado que vai tentar a vida como cineasta na França (seria essa cena algum tipo de metáfora?). Infelizmente, o dinheiro extra arrecadado com essas duas tarefas não previstas vão para o "caixinha" do guarda que o multaria por estacionar irregularmente num local.

O dia termina e Heracles não cumpre os 12 trabalhos, pois uma tragédia, a morte de um colega de profissão, ocorre perto do final do expediente. O personagem que morre lhe havia confidenciado que queria sumir de São Paulo para montar uma barraquinha de cachorro-quente na praia. Ele, então, decide fugir da megalópole esmagadora e vai para o litoral, ver o pôr-do-sol na praia. Talvez sonhando com um futuro melhor e com um destino diferente do morto.

A trilha sonora, de André Abujamra, é, como sempre, maravilhosa.


B+
Os 12 Trabalhos (Ricardo Elias, BRA, 2006)
Quando: Maio/07 (Cine Rosa e Silva)
Site Oficial: os12trabalhos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...