.
.

AS BONECAS RUSSAS

Não é "O Albergue Espanhol 2".



Saí decepcionado na primeira vez que vi esse filme, no 14 Juillet de 2005, em plena Champs Elysées. Esperava algo do tipo "Albergue Espanhol 2" e veio um filme completamente diferente.

Cinco anos após conhecer aqueles personagens peculiares de todos os cantos da Europa em Barcelona, Xavier não é mais um estudante de economia, desistiu de trabalhar na sua área de formação e luta para se firmar na carreira que sempre sonhou, a de escritor. Paralelamente, ele busca uma relação estável, pois ele não tem nada além de casos fortuitos e passageiros desde que se separou de sua namoradinha do primeiro filme (Audrey Tatou, que também está nesse filme, com um filho de outra pessoa e igualmente perdida no campo amoroso).

Wendy, que era a certinha metódica e C.D.F. no "moquifo" espanhol, agora também é escritora, mora em Londres e é designada para trabalhar com Xavier no desenvolvimento de um programa de televisão. Até o final do filme, eles terão um relacionamento cheio de idas e vindas e é dela a frase do filme (que esqueci agora), ao admitir que tem plena consciência de que sempre se apaixona pelas pessoas erradas, ela sabe que o cara não presta, mas mesmo assim, sempre acaba se apaixonando. A belga Cécile (a lésbica) mora em Paris, trabalha com artes plásticas, tem um relacionamento estável e aceita se colocar no papel de noiva de Xavier para que esse pudesse apresentá-la ao seu avô (para que ele pudesse morrer em paz sabendo que o neto estava prestes a se casar). O que une todos os demais ex-residentes numa curtíssima participação é o casamento de Willian, irmão de Wendy, que era contra-regra num teatro londrino quando se apaixonou por uma bailarina russa. Depois de passar um ano aprendendo russo para que pudesse se declarar ao seu amor, ele vai se casar em São Petersburgo e estão todos convidados.

Se em O Albergue Espanhol (02) a identificação está no fato de haver estudantes de vinte e poucos anos se conhecendo e tomando consciência de culturas diferentes num país estranho, a seqüência procura seu público-alvo entre aqueles quase ou já balzaquianos que ainda não se encontraram. Aqueles que tiveram vários sonhos na juventude, mas que descobriram a duras penas que ir atrás do sonho não é fácil. A porralouquice e a falta de preocupação com o futuro em terras hispânicas dá lugar ao comedimento e ao amadurecimento de todos na gelada São Petersburgo, além da "luta contra o relógio" para conseguir um relacionamento estável.


B
Les Poupées Russes (Cédric Klapisch, FRA/ING, 2005)
Quando: Maio/07 (DVD)
Site Oficial: ficha imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...