.
.

O CHEIRO DO RALO

Humor negro, ácido, políticamente incorreto e depravado.


Lourenço compra e vende objetos usados e faz questão de avisar a todo mundo que entra em seu escritório que o fedor que eles sentem vem do ralo do banheiro. Lourenço é solitário, amargo e depravado. Solitário porque resolve romper o seu noivado "com os convites do casamento na gráfica" e não obstante não demonstrar nenhum arrependimento, diz que nunca amou a noiva. Amargo porque o show de tipos bizarros que desfila na frente de sua mesa é apenas uma desculpa para ele soltar a sua verborragia, esculaxando pessoas desesperadas por dinheiro pelo simples fato dele possuir dinheiro, tendo a certeza de que pode comprar tudo e todos. A depravação vem do fato de que tudo o que lhe interessa é A BUNDA. Bunda, essa, que pertence a uma garçonete de um botequim xinfrim qualquer, que vende uma comida horrível, mas onde ele bate ponto somente para poder observar o objeto de sua depravação, quando ela se abaixa para pegar o refrigerante.

No meio da história há um olho de vidro que um desavisado lhe vende, mas eu não entendi direito qual a relação entre Lourenço e o olho. "O olho que tudo vê", talvez? Sei lá. No meio também há uma cena engraçada da ex-Tiazinha como instrutora de ginástica de um programa televisivo do qual Lourenço apenas se limita a babar e a repetir as últimas palavras das frases que sua musa pronuncia. Fetichismo puro.

Achei O Cheiro do Ralo um filme "diferente" e, por isso mesmo, interessante. Não há limites para a depravação de Lourenço e, apesar do "truque" fácil de cativar a audiência através do desfile de "gente bizarra" que lhe vende todo tipo de tranqueira, de caixas de música, passando por gramofones e pernas mecânicas japonesas, o filme diverte com o seu humor ácido, negro, escatológico etc. Não conheço o trabalho de Lourenço Mutarelli (de onde esse filme é baseado). Por isso, achei o filme bem original e fora dos padrões atuais do cinema brasileiro.

B+
O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia, BRA, 2007)
Quando: Maio/07 (UCI Recife)
Site Oficial: ocheirodoralo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...