.
.

A CONQUISTA DA HONRA

O que é "ser herói"?



Antes de ser considerado como sendo um filme de guerra, A Conquista da Honra se preocupa com a desconstrução de um mito. Enquanto que a foto do hasteamento de uma bandeira enche de esperanças um país desencantado com uma guerra que parecia longe do fim, descobrimos aos poucos que essa foto não marcou a conquista definitiva da ilha de Iwo Jima, essencial para o bombardeamento do Japão e, conseqüentemente, para o fim da guerra. A foto foi tirada no momento do hasteamento de uma segunda bandeira, pois a primeira foi retirada para ser entregue como souvenir a um general. Não bastasse isso, os combates na ilha ainda prosseguiriam por mais um mês (pesquisando na Wikipédia, descobri que aquele pedaço de terra custou a vida estimada de 6.000 americanos e de 20.000 japoneses).

Mas ninguém se importou com isso, os marketeiros da guerra sentiram a força da fotografia no inconsciente coletivo e chamaram os seis "heróis" presentes na foto para se transformarem em garotos-propaganda da venda de bônus para o financiamento da guerra. Acontece que desses seis soldados, três haviam morrido em combate. Dos sobreviventes, um se encanta com o frisson, outro fica com sentimento de culpa por ter deixado um companheiro de Q.I. não muito elevado ser capturado pelos inimigos e o terceiro não consegue se ver como herói. Para esse último, os verdadeiros heróis eram aqueles que permaneciam no campo de batalha. E para aqueles que estavam no front, pouco importava a "defesa da honra de seu país", eles estavam apenas preocupados em não serem mortos.

O filme corta momentos dos três soldados nos EUA com flashes da batalha, mas ele se desenrola com uma certa monotonia, se debruçando principalmente na desconstrução do mito do "heroísmo" em detrimento das cenas de batalhas. Dizem que a "outra metade" da história, o ponto de vista japonês para a mesma batalha em Cartas de Iwo Jima, se concentra mais no conflito sangrento, mas como eu perdi sua exibição nos cinemas, infelizmente vou demorar para poder completar minha impressão sobre esse grande projeto do sr. Eastwood.


B
Flags of Our Fathers (Clint Eastwood, EUA, 2006)
Quando: Março/07 (UCI Recife)
Site Oficial: www.aconquistadahonra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...