.
.

BORAT

Pânico na TV e/ou Casseta e Planeta, made in US and A.


Dá até para entender o sucesso de Borat no mercado estadunidense, já que eles não devem estar acostumados com esse tipo de "humor" e pelos lados de lá reina a máxima do "faça o que eu digo e não o que eu faço". Já ao sul do equador, num país onde reinam o Casseta e Planeta (em decadência há vários anos) e o Pânico na TV (interessante em algumas esquetes, mas com o mesmo humor chulo e descartável em sua imensa maioria), não há nenhuma novidade. Como eu não gosto do Casseta e Planeta e tenho pavor da imensa maioria do que passa do Pânico na TV, já adianto que me senti desconfortável na maior parte do filme.

Já passei da idade de idolatrar contraventores e aqueles com "culhões" de desafiar o stabilishment. Tirando isso de Borat, então talvez sobrasse as "sacadas" e boas tiradas de sarro do "americano médio" e seu sistema de valores. Eu caguei de rir em quase todas, mas na medida em que a escatologia aumentava, eu ficava cada vez mais entediado, rezando para que acabasse logo. A melhor de todas, sem dúvida é quando Borat pega o seu produtor batendo punheta com a revista de Pamela Anderson e os dois correm pelados pelos corredores do hotel.

O tom documental (ou pseudo-documental, já não se sabe o que é "verdade"/espontâneo e o que é "mentira"/ensaiado) não me incomodou, mas justamente por não saber o que é espontâneo e o que é ensaiado, fiquei com um pé atrás durante toda a projeção e o tom de "denúncia" se esvaziou.

O filme é basicamente isso, um riso quase que automático, mas que depois dos créditos finais, você fica pensando o que é que ele te trouxe de conteúdo e você fica triste em constatar que nada.


C-
Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan (Larry Charles, EUA, 2006)
Quando: Março/07 (UCI Recife)
Site Oficial: www.boratmovie.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...