.
.

PARADISE NOW

As motivações de dois homens-bomba palestinos na preparação de um atentado à bomba em Tel-Aviv.


Esse é um daqueles filmes que chegam a te dar um desconforto, pois ao mostrar as motivações que levaram Said e Khaled a participarem como homens-bomba em um atentado, você acaba criando empatia pelo protagonista, Said. Piora ainda mais quando Suha entra na história e mostra que tem "um carinho muito especial" por Said. Pronto, agora você torcerá para que os dois terminem juntos no final.

Entretanto, se eles terminarem juntos, à la Hollywood, qual seria a razão do filme? Num certo momento, Suha descobre o que os dois vão fazer e tenta convencer Kaled, até então o mais propenso dos dois (Said, aparentemente, está em dúvida), de que essa não é a melhor maneira.

O vilão da história, não é Israel. É Jamal, que tem toda a pinta daqueles estudantes de sociais que andam de chinelo, têm Che Guevara como ídolo-mor e são barbudos e cabeludos. Jamal é o equivalente ao general americano que fica em bunkers com ar-condicionando planejando o que a peãozada, ops!, os soldados, fazem no campo de batalha. Num dado momento, Kaled pergunta a ele o que aconteceria depois que eles explodissem. Ele não pensou duas vezes e disse que um anjo viria buscar cada um deles (eu procurei ver se em algum momento haveria menção às 7 virgens, mas não houve nada).

O ponto positivo fica por conta do fato de mostrar uma história que a maioria conhece, a formação dos homens-bomba, do ponto de vista deles, os palestinos. Não é "alguém me disse que é assim". Eles estão lá dizendo como realmente é. Como é viver no meio de ruínas, em um amontoado de casas sem saneamento e sem perspectivas de um futuro melhor. O contraste com Tel-Aviv, que é mostrada, é gritante (talvez... intencional?).

Se Said puxa a corda no final? Bem... essa dúvida perdura até o último segundo do filme... mas não serei eu quem contará isso. Vá ver o filme, oras, pois a cena final é interessantíssima.


B+
Paradise Now
(Hany Abu-Assad, Fra/Hol/Ing/Isr, 2005)
Quando: Abr/06 (Cinema da Fundação)
Site Oficial: ficha imdb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...