.
.

FIM DOS TEMPOS

A narrativa de um “acontecimento” que pode marcar o fim da humanidade


Central Park, NY (sempre Nova York). De repente, um grito. Num segundo momento, uma mulher enfia o prendedor de cabelos em sua própria garganta. Perto dali, numa obra, um operário “cai”. Pouco tempo depois, vários operários se jogam para a morte. Inicialmente, culpa-se “os terroristas” (sempre eles). Depois, a ordem é fugir. Fugir não se sabe do quê, não se sabe para onde.

Mais um filme de M. Night Shyamalan que causa amor e ódio. No meu caso, foi pura indiferença. Não consegui ver um objetivo. Saí da sessão com a sensação de “e daí?”. Depois, com o tempo, fui lendo o que o pessoal foi escrevendo e fui vendo um outro filme, algo muito além do “ataque das plantas” feito por um “ecoterrorista”.

Shyamalan precisa resolver seus problemas como roteirista. Como diretor, ele já provou o que tinha que provar, mas como roteirista, ainda precisa aprender a dialogar melhor. Não precisa ser explícito, voltar-se para o público médio estadunidense que não sabe fazer uma simples soma (aquela explicação final, no programa de entrevistas, por exemplo), mas ele precisa fazer com que não-cinéfilos, ou aqueles que não o idolatram cegamente possam entender o que ele quer dizer.

Fica a dica de uma revisão caso você tenha saído da sessão decepcionado ou indiferente. É o que vou fazer tão logo o filme esteja disponível em DVD. Caso ainda vá ver o filme, assista-o com atenção e não acredite na primeira conclusão a que você chegar.


B-

The Happening (M. Night Shyamalan, EUA, 2008)
Quando: Junho/08
Sítio Oficial: thehappeningmovie.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...