.
.

PERFUME - A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

Cheiros, odores e obsessões.


Logo no início, o filme nos mostra que ele não será de fácil digestão, mostrando o nascimento de seu anti-herói, Jean-Baptiste Grenouille, num fétido mercado de peixes parisiense no início do século passado.

Ao nascer, como ele não chorava, sua mãe pensou que ele teria o mesmo destino de seus outros filhos, ou seja, a morte. Ela, então, o deixou junto ao resto dos animais, mas como começou a chorar logo depois, ela foi acusada de assassinato e foi enforcada. O recém-nascido Jean-Baptiste foi levado a um orfanato e lá desenvolveu um extraordinário olfato. Adolescente, foi vendido a um curtume e, contrariando a expectativa de vida entre os demais "funcionários", ele sobreviveu.

Um dia, é levado à cidade por seu "patrão" e uma infinidade de odores toma conta de suas narinas até se deter num determinado cheiro, que exalava de uma moça que vendia limões. Ele a mata acidentalmente, mas nem assim ele a deixa e começa a cheirá-la até que seu odor se dissipe. Tem início sua obsessão de aprender a todo custo a conservar o odor de seres vivos.

Ele acaba fazendo uma entrega a um decadente perfumista parisiense (interpretado por Dustin Hoffman) e esse acaba comprando-o do curtume. Jean-Baptiste aprende que para se fabricar um perfume são necessárias 13 essências. Serão, a partir de então, 13 assassinatos até que Jean-Baptiste possa finalmente "descansar" de sua obsessão de criar o perfume "perfeito".


B+
Perfume: The Story of a Murder (Tom Tykwer, ALE/ESP/FRA, 2006)
Quando: Agosto/07 (DVD)
Site Oficial: perfumefilme.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...