.
.

BOA NOITE E BOA SORTE

Nos dias da paranóia anti-terror, um filme sobre a paranóia anti-comunista.


Numa época em que um presidente de um importante país disse "ou estão do nosso lado, ou estão do lado deles", esse filme resgata uma outra época, do mesmo país, onde "ou você delatava um comunista, ou você era um deles".

Nos anos 50s, no auge da paranóia anti-comunista nos EUA, um jovem senador de um pequeno Estado, Joseph McCarthy, começou uma verdadeira caça às bruxas contra todos que tivessem o mínimo vínculo com práticas comunistas, instigando o medo na nação (pois é, Bush Jr. não foi o primeiro). Edward Morrow, que encerrava o seu programa com o Boa Noite e Boa Sorte do título começou uma verdadeira guerra pública contra o senador e contra a censura na impressa. Ele acabou vencendo o senador, mas não  sem sofrer algumas baixas.

O roteiro é muito bem feito e a fotografia, também. O filme consegue passar bem a mensagem de liberdade de expressão que o jornalismo deveria ter, sem pressões dos patrocinadores e dos donos dos canais, que são concessões públicas e, portanto, passíveis de serem cassadas pelos políticos, quando "interesses" são contrariados.


B+
Good Night and Good Luck (George Clooney, EUA, 2005)
Quando: Mar/06 (Cinema da Fundação)
Site Oficial: www.goodnightandgoodluck.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...